As geadas matinais têm o seu encanto, sobretudo quando cobrem de branco o verde dos campos, mas e se for o para-brisas do seu automóvel? Provavelmente, já não vamos achar um cenário tão interessante, sobretudo porque vai condicionar a nossa rotina antes de iniciarmos a condução.
Este fenómeno acontece devido à diferença de temperatura entre o interior e o exterior do veículo: assim que a temperatura baixa, a humidade presente no ar começa a condensar, criando cristais de gelo no vidro do para-brisas, sobretudo nos automóveis que pernoitam ao ar livre.
Ficam algumas dicas essenciais para remover o gelo do para-brisas e protegê-lo, sem danificar o vidro nem comprometer a sua segurança.
O que deve fazer:
✅ Use um raspador de gelo
Um raspador é sempre um bom aliado. Encontram-se com facilidade no mercado ou, em alternativa, podemos ir a casa buscar aquele que veio juntamente com o nosso frigorífico.
✅ Utilize álcool gel para ajudar a dissolver o gelo
Duas partes de água e uma de álcool compõem uma mistura caseira, fácil de conseguir e bastante eficaz, que ajuda a dissolver o gelo. Como alternativa, pode utilizar produtos anticongelantes, disponíveis no serviço após-venda da Carby, que podem ser aplicados para evitar a formação ou ajudar a dissolver o gelo.
✅ Utilize o sistema de aquecimento
Pode levar alguns minutos, mas é uma opção eficaz porque desembacia e retira progressivamente o gelo dos vidros. Para tal, devemos ajustar a temperatura e selecionar a opção de "desembaciamento de vidros”.
✅ Material de proteção
Mais vale prevenir do que remediar: proteja o seu carro com uma capa impermeável durante a noite. Um cartão ou aquele comum para-sol que utilizamos no verão, sobre o vidro, são outras soluções simples, mas eficazes.
O que não deve fazer:
❌ Verter água quente sobre o gelo
Pode fazer estalar o vidro devido à mudança brusca de temperatura.
❌ Acionar os limpa-para-brisas
O mais provável é que a água esteja congelada no interior do circuito, e só estaremos a forçar o motor dos "esguichos”. Mas, caso consigamos, o contacto da água com as temperaturas baixas poderá criar uma segunda camada de gelo e duplicar o nosso problema, sem esquecer que estamos a danificar as próprias escovas.
❌ Não use sal
Adicionar sal ajuda a diminuir a temperatura de fusão do gelo. Contudo, os cristais que se formam durante o processo podem riscar severamente o vidro e causar-lhe problemas de visibilidade na estrada.
❌ Raspar o gelo com cartões tipo multibanco
A tentação de utilizar um cartão plástico, tipo multibanco, parece a solução mais óbvia, mas é totalmente desaconselhada. Estes podem partir-se facilmente e ficar inutilizados – o que nos traz um problema adicional – e ainda provocar uma lesão na mão.