No ano de 2024, a SEAT S.A. operou uma verdadeira revolução de bastidores rumo ao futuro elétrico, que abrangeu a generalidade das unidades fabris instaladas no complexo de Martorell, a casa-mãe da marca, nos arredores de Barcelona. 

Na Oficina 20, a nova fábrica de montagem de baterias, que se estende por uma área de 64 000 m² e representou um investimento na ordem dos 300 milhões de euros, terá uma capacidade de produção de 1 200 baterias por dia, uma por minuto, para equipar não só os modelos SEAT, mas também outros urbanos elétricos do Grupo Volkswagen. 

Em funcionamento está também a nova Prensa PXL, um sistema de seis prensas capaz de produzir até quatro milhões de peças por ano. Esta, será utilizada para fabricar as peças da carroçaria dos novos modelos eletrificados da SEAT, do CUPRA Raval e de outros veículos elétricos urbanos do Grupo. 

Por seu lado, a produção do SEAT Ibiza e do SEAT Arona foi também transferida para a linha 3, a fim de preparar e adaptar a linha de produção 1 para a chegada do veículo urbano elétrico. 

Em funcionamento está também o Hub eletrónico P-Bootcamp, que visa assegurar a afinação da eletrónica do carro urbano elétrico, através de um software que permite configurar e analisar toda a programação do veículo antes de este chegar à linha de montagem. 

Por fim, o construtor também apostou no novo forno KTL, a primeira unidade de secagem de tinta transversal totalmente elétrica do Grupo Volkswagen. Esta ferramenta é 42% mais eficiente do que um forno convencional, minimizando a perda de calor e poupando 2 500 toneladas de emissões de CO2 por ano.